As Leis Básicas da Natureza e os Tijolos da Construção Divina

Deus se preocupou com muito pouco ao criar o Universo

Tudo que existe no Universo é regido por 4 leis básicas e construído por 5 pequenas partículas. É isso. Todo o Universo se resume à isso.

Podemos descrever, ainda que de maneira superficial, toda a natureza desde um pequeno grão de areia até o maior e mais distante quasar do Universo, com explicações simples desses 9 conceitos. Então, aí vai:

Aprendemos que toda a matéria é formada por átomos; E que esses são formados por prótons, elétrons e nêutrons. Isto é verdade, porém estas partículas são formados por outras subpartículas, como quarks, leptons, muons e por aí vai. Existe um verdadeiro zoológico de subpartículas, mas só conseguimos ter acesso à elas destruindo as partículas maiores em gigantescos aceleradores. Então, vamos desconsiderar essas subpartículas; Elas são importantes, mas não para nosso entendimento superficial da matéria.

Prótons são partículas com carga positiva, e existem no núcleo dos átomos. São pequenos, mas muito pesados.

Nêutrons são como Prótons, só que com carga neutra; Não propagam atração nem repulsão de outras partículas.

Elétrons são as partículas que circundam o núcleo atômico. São pequenas, velozes e com carga negativa.

Além dos elétrons, prótons e nêutrons, temos o fóton e o neutrino. O fóton é a partícula mediadora do eletromagnetismo e também a quantidade mínima de energia e calor, ou quantum. É também a partícula formadora da luz visível; Já o Neutrino, é uma exótica partícula que atravessa o seu corpo, em quantidades de trilhões neste momento, provenientes diretamente do sol (E não adianta dizer que agora está de noite, porque eles, atravessam inclusive o próprio planeta). É liberado quando o hidrogênio se converte em hélio, no momento da fusão nuclear do interior das estrelas.

Para arrumar esses tijolos, a natureza usa 4 forças como argamassa; São elas: Gravidade, Força Nuclear Fraca, Força Nuclear Forte e Eletromagnetismo.

Conhecemos bem o Eletromagnetismo, estudamos à fundo as Forças Fraca e Forte, e não temos a menor idéia do que seja a Gravidade.

A Força Nuclear Fraca, é responsável pelo decaimento radioativo, ou seja, é a força que corta as partículas. Em temperaturas extremamente altas, se funde ao eletromagnetismo, formando a força eletrofraca.

A Força Nuclear Forte, é a que mantém o núcleo dos átomos juntos, e a mais forte de todas, porém com o menor raio de atuação.

O Eletromagnetismo é, por mais óbvio que pareça, a junção da eletricidade com o magnetismo, responsável pelo movimento das cargas elétricas e polarização de campos magnéticos.

A Gravidade, embora entendamos seus efeitos, não sabemos porque existe ou qual o seu mecanismo de funcionamento. Ela atinge anos luz de distância, e basicamente, pode ser explicada como matéria atraindo matéria.

O mais interessante é que a maior parte do que existe, na verdade é espaço vazio; Desde nosso corpos, até os planetas e estrelas; Isto porque um átomo, cujo núcleo, em uma situação análoga, tenha o tamanho da cabeça de um alfinete, seria do tamanho de um estádio de futebol; Ou seja, seus elétrons circundariam este núcleo à centenas de metros de distância.

Ainda falta descobrir, porque algumas partículas possuem massa e o que exatamente são as cargas positivas e negativas. O estudo das subpartículas possui ainda estranhos fenômenos, como entrelaçamentos, dualidades de comportamento e não localidade.

São conceitos bizarros ou muito aquém do nosso conhecimento atual, mas estamos no caminho certo, construíndo máquinas do tamanho de cidades para entender, em escalas cada vez menores, o funciomanento da natureza.

Se Deus criou o Universo, ele provavelmente desenhou esses conceitos, interações e forças que o regem, de maneira bem simples e primordial.

Tudo o mais é mera consequência.

Esta entrada foi publicada em Astronomia, Física, Filosofia. ligação permanente.

3 respostas a As Leis Básicas da Natureza e os Tijolos da Construção Divina

  1. Os tijolos do Universo são, também, aniquilados pelas suas contrapartidas partículas – os anti-matéria, que se convertem em pura energia, TREMENDA ENERGIA… O fenômeno do Universo, aparentemente, nunca vai se desvendar.

  2. Isis diz:

    Em sete dias não daria para fazer muito mais que isso mesmo😉

  3. Isis diz:

    Em seis… no sétimo Ele descansou….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s