Uma Lição de Humildade

Mapa 3D do Universo

A imagem mostra todos os objetos observáveis no universo visível.

A imagem acima representa um mapeamento em 3D do Universo. São 43 mil galáxias precisamente mapeadas à partir da nossa observação.

Os pontos em vermelho são os mais distantes, os púrpuras, os mais perto; se assim pudermos os qualificar.

Observar esta imagem é acima de tudo, uma lição de humildade. Acho que a lição suprema. Tudo fica pequeno em relação à isso.

Mas vamos definir melhor aquilo que estamos vendo:

Nós vivemos em um pequeno planeta rochoso. Um dos 8 do nosso sistema solar. Todos estes planetas, orbitam uma estrela bem comum, o nosso sol.

Nosso sistema solar se encontra em um dos braços da Via Láctea, nossa galáxia.

A Via Láctea tem de 100 a 180 mil anos luz de tamanho, medidos aproximadamente de uma ponta a outra e possui cerca de 200 a 500 bilhões de estrelas, muitas delas com planetas como o nosso em suas órbitas.

Gláxia do Rodamoinho

Cada ponto brilhante é uma estrela.

É absurdo e quase impensável imaginar que estamos sós no Universo.

Agora, voltemos ao nosso mapa. Ele representa anos de observação e medições do nosso Universo visível, mas não o todo. Estima-se que existam alguns bilhões de galáxias, distantes cerca de 78 bilhões de anos luz umas das outras e ainda se expandindo.

Ler um texto com estas informações e realmente entender seu significado é quase impossível, pelo simples fato de que nossos cérebros não se desenvolveram para quantificar números tão absurdamente grandes como os aqui apresentados.

Tudo que podemos, limitados pela nossa tecnologia e ínfima compreensão, é especular o que pode estar acontecendo lá fora, neste momento, em cada um desses pequenos pontos.

A partir disso, com a ideia de que não somos, nem de longe, o centro do Universo ou da Criação, podemos sim, identificarmo-nos melhor como espécie e tratarmo-nos melhor, uns aos outros, buscando um entendimento do nosso papel aqui, sem recorrer ao misticismo, políticas teocráticas ou exóticos credos, que não raro nos enviam de volta à nossa natureza bestial e consequente auto-destruição.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Astronomia, Física, Filosofia, Opinião. ligação permanente.

Uma resposta a Uma Lição de Humildade

  1. O universo como um todo é imaginável; o tamanho e a quantidade se tornam impossível de dizer; pois, ele está em expansão cada vez mais rápido e no mesmo tempo a criação das estrelas é constante; em cada segundo pelo menos uma supernova ocorre, e a cada explosão várias estrelas nascem.

    E estou sem dúvida nenhuma de que há pelos milhões (se não for bilhões) de planeta com vida humanóide no universo inteiro.

    Acredito que vai chegar o momento de que a humanidade compreenderá isto.

    Obrigado pelo blog excepcional.

    Um abraço,
    +viraj.*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s