O Destino e a Mesa de Bilhar

Bolas de Bilhar

Destino ou Indeterminismo?

Você acredita no Destino? Ou acredita que seu futuro é escrito a partir das suas próprias ações?

Cada opção de tem vantagens e desvantagens. Vamos analisar:

Para os que acreditam no Destino, tudo é mais poético e transcendental. Estamos aqui por um motivo e, este, está escrito desde o início do Universo. Precisamos cumprí-lo para encontrarmos algum sentido em nossas vidas. Porém, somos pré-determinados a seguir o fluxo estabelecido a incontáveis eras e nada do que façamos pode alterar isso. Tudo que acontece tem seu motivo e tudo que vai acontecer, acontecerá, independente da sua vontade.

Já para os que não acreditam, a vida tende a ser mais racional, porém, menos gloriosa e despropositada; Estamos aqui, simplesmente por estar, e, tudo aquilo que acontece é aleatório e fruto exclusivo de acontecimentos que vão moldando a realidade, da qual você faz parte e atua no tocante da sua vida. No entanto, julgar dessa forma, lhe permite sonhar, não com aquilo que você espera que aconteça, mas com aquilo que você quer, e fará de tudo, para conseguir que aconteça.

Como disse, as duas opções tem prós e contras. Mas vamos analisar do ponto de vista lógico.

Imagine uma Mesa de Bilhar. Temos a mesa, 12 bolas arranjadas em um formato triangular e uma outra bola principal, à frente do arranjo. Com um taco, acertamos a primeira bola, que atinge as demais de maneira que estas se agitam e seguem uma trajetória, seja batendo umas nas outras, à borda da mesa e até mesmo as caçapas. Este foi um movimento aleatório? Não. Foi pré-determinado.

Se modelássemos o ato em um computador, poderíamos prever, com dados como sentido, direção, força, etc…, a posição final de todas as bolas.

Desta forma, poderíamos fazer uma comparação com o Universo sendo a Mesa de Bilhar e Deus (quem mais?) o jogador, que ao acertar a primeira bola, o Big Bang, determinou a seqüência de todas as partículas que viriam a formar a matéria que hoje preenche as lacunas da realidade. Estas, assumiram trajetórias pré-determinadas naquele momento, formando galáxias, constelações, estrelas, planetas e por fim vida. Ou seja, se estamos aqui hoje, foi porque o sentido de tudo foi decidido naquele momento, e não importa aquilo que você pense, ainda sim você estará seguindo a programação inicial.

Porém, esbarramos em fenômenos que podem parecer incompreensíveis para o entendimento daquilo que conhecemos como realidade. Principalmente quando estudamos a mecânica quântica. Lá, no território das subpartículas, nos deparamos com algo chamado Indeterminismo. É uma concepção filosófica que atribui nenhum sentido a causas lineares, ou seja, nos diz que é impossível prever acontecimentos futuros.

Segundo o prêmio Nobel de Física, Werner Heisenberg, é impossível medir de forma precisa a trajetória de uma partícula subatômica, porque não é possível determinar, com a mesma precisão, sua velocidade e sua posição. Este é o “Princípio de Incerteza” ou “Desigualdade de Heisenberg”.

Então, mesmo que, no momento inicial do Big Bang, cada partícula, assim que criada, tenha assumido uma direção, pela sua própria natureza inconstante, cada uma delas estaria fadada a seguir um trajeto próprio e imprevisível, que alguns bilhões de anos depois, resultaria em nós.

Escolha sua opção e viva a certeza ou a incerteza do futuro.

Esta entrada foi publicada em Astronomia, Física, Filosofia. ligação permanente.

3 respostas a O Destino e a Mesa de Bilhar

  1. Márcio diz:

    Impressionante sua visão de mundo e a capacidade de análise relacional do Universo com o nosso cotidiano, em uma linguagem de simples entendimento para nós simples mortais (que não vivenciamos seu mundo científico/acadêmico)!!! Parabéns ao autor.

  2. Rafael Fernandes diz:

    Impressionante e inspirador. Será que esta mensagem foi prevista pelo todo poderoso no momento da criação e que você leria ela?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s